Ana Filipa de Vasconcelos Matias Valença Rodrigues

 

Filipa, nasceu em Lisboa dia 25 de Maio de 1971.

Casada com Frederico Alenquer Cardoso, também Cavaleiro de Profissão.

Com tenra idade começou a montar nos cavalos da Escola do Picadeiro do Lumiar do Padrinho - Fernando Ralão - e sob a orientação de Mestre Emílio Mota.

Com assiduidade e orientada por seu pai montava os cavalos do Espectáculo de “Tauro Country Club” nas Canárias, para onde foi viver com os seus pais entre os anos 1975 e 1977 – anos esses muito agitados pela revolução que se viveu em Portugal.

Longe destas actividades políticas, naquele pequeno paraíso turístico, a família vivia para os cavalos e para a realização e montagem de um grande espectáculo equestre.

Quando regressou em 1977 continuou com esta modalidade, acompanhando o seu Pai sempre que as suas actividades escolares o permitiam.

Apresentou os seus 1ºs Cavalos com 6 anos de idade - 1º na Feira de Santarém - muito conceituada nesses tempos e posteriormente na Feira da Golegã.

Com um curriculum cheio de alegrias e vitórias, a par do da sua irmã Luisa e do CELG, pois em todas as deslocações e representações quer no estrangeiro quer no nosso país, são feitas em conjunto ou em solos integrada nos espectáculos organizados por este Centro Equestre. No entanto foi no Horse-Ball que mais se evidenciou!

 

ACTIVIDADES:

1987 – Março

Filipa teve a sua primeira exibição de grande destaque num dos maiores certames Hípicos a nível mundial, na “Equitana”, em Essen Alemanha , quando foi convidada a apresentar o cavalo que nessa altura tinha à sua responsabilidade - o “Viçoso”, cavalo da Coudelaria de António Palha - durante o intervalo do campeonato do Mundo de Ensino. Como atracção principal deixou o publico, mas, principalmente os juizes internacionais impressionados com o equilíbrio psíquico e físico do Cavalo Lusitano, um caracter nobre até então pouco conhecido na Alemanha.

A ligeireza, a docilidade e ajudas imperceptíveis foram o ponto alto dessa apresentação em comparação com os cavalos Alemães preparados para o desporto, pouco sensível mas poderoso, forte mas áspero no montar.

1988 a 1995  

A par de todas estas exibições e, depois de vários contactos com alguns Franceses amigos do Cavalo Lusitano, conseguiu trazer uma equipa de Horse - Ball modalidade completamente desconhecida em Portugal e, que curiosamente desde a sua formação empregava na sua grande maioria Cavalos Lusitanos, tendo sido por muitos anos a grande estrela vencedora de todos os campeonatos uma égua da coudelaria de Fernando Palha.

Esta exibição pela selecção Francesa teve lugar na feira da Golegã em 1988.

Em Fevereiro de 1989, Filipa convidou três dos melhores jogadores de França, fez circulares para todas as entidades que pudessem estar interessadas nesta modalidade e em 9 dias, durante o estagio dado no Centro Equestre, formaram-se 4 equipas, três das quais durante os três primeiros anos sempre se mantiveram fazendo jogos de exibição e demonstração em todas as actividades hípicas, feiras etc.

Desde então, Filipa, em conjunto com o seu primo e principal “rival” João Ralão Duarte foram o grande baluarte do Horse - Ball em Portugal, de forma a que a Associação Portuguesa de Horse - Ball fosse criada e reconhecida pela Federação Equestre Portuguesa.

Sempre se dedicou com muito empenho ao cavalo de desporto e com esta modalidade “Horse-Ball” participou numa final do campeonato de França, numa das Equipas Femininas da Selecção Francesa, campeões nesta modalidade.

Várias vezes Campeã Nacional.

Em Julho de 1993 A Equipa do Centro Equestre vence o Torneio Europeu Inter-Clubes, Portugal, França, Inglaterra, Bélgica e Itália

Foi a treinadora responsável pela equipa de selecção, a convite da Federação Nacional, que em Paris, em Dezembro de 1994, entre seis países se consagrou vice-campeã da Europa.

Parte do seu tempo era dedicado à preparação dos cavalos da sua equipa, responsável pelo seu treino e até orientou uma equipa feminina - preparada e organizada para se defrontar com qualquer equipa internacional, pois de momento a nível nacional era a única que se considerava organizada.

Note-se que até ao momento da organização do campeonato internacional era a Capitã da equipa e jogadora activa, mas, pelas normas da Federação Francesa, em jogos de caracter internacional e oficial não eram permitidas equipas mistas.

Foram muitas as vitórias e algumas as derrotas.

Tudo isto faz parte do Jogo mas, foi em Maio de 1995 que sofreu o seu primeiro desgosto com a perda de um jovem jogador em pleno campeonato que a levou de imediato a cancelar todas as provas, achando que não estavam reunidos os meios para se continuar em pleno. Desfez a Equipa e o Horse-Ball, também morreu para ela!

Com um curriculum a par do Centro Equestre e do da sua Família, desde 1984 até 1994 foram centenas e centenas os espectáculos em todas as deslocações e representações quer no estrangeiro quer no nosso País - em exibições de conjunto ou em solos integrada nos espectáculos organizados por este Centro Equestre.

 

Datas “Principais” a Registar de 1984 a 1994

REPRESENTAÇÕES DO C.E.L.G. NO ESTRANGEIRO

1984 FRANÇA - "SALÃO DO CAVALO " DE PARIS -DEZEMBRO REPRESENTAÇÃO OFICIAL DO CAVALO LUSITANO

1985 ESPANHA - VALÊNCIA - FESTIVAL LUSO ESPANHOL – ABRIL

1987 ALEMANHA - ESSEN "EQUITANA" – MARÇO REPRESENTAÇÃO LUSITANO E INTEGRAND O HOP-TOP SHOW

1987 ESPANHA - VALÊNCIA (PÁSCOA 1º GRUPO) - ABRIL

1987 ITÁLIA - FESTIVAL HIPICO DE CARPIANO (2º GRUPO) - ABRIL

1989 ITÁLIA - MILÃO "EQUUS "-ABRIL- FEIRA INTERNACIONAL DE MILÃO

De Set.º de 1989 a Dez.º de 1991, houve um largo interregno devido ao surto de peste equina em Espanha e as fronteiras terrestres foram todas encerradas .

1991 FRANÇA - BORDÉUS - DEZEMBRO - JUMPING INTERNACIONAL - TAÇA VOLVO

1992 FRANÇA - PARIS - MARÇO - SALÃO INT.AGRICULTURA DE PARIS

1992 ESPANHA - SALAMANCA - JUNHO - 1ª FÉRIA GANADERA

1992 INGLATERRA - BIRMINGHAM - JULHO - ROYAL SHOW

1992 FRANÇA - ARLES - AGOSTO - ARENAS ROMANAS

1992 FRANÇA - BÉZIERS - AGOSTO - FESTAS DA CIDADES

1992 ESPANHA - ÁVILA - AGOSTO - FÉRIA GANADERA

1994 FRANÇA - TARASCON - JUNHO - CHEVAL PRESTIGE

1994 INGLATERRA - BIRMINGHAM - JULHO - 2ª PRESENÇA NO ROYAL SHOW

1994 FRANÇA - ST. MARIES DE LA MER – JULHO – FESTAS DA CIDADE

1994 FRANÇA - DAX - JULHO - FESTAS DA CIDADE

1994 FRANÇA - TARBES - AGOSTO - FESTAS DA CIDADE

1994 ESPANHA - ÁVILA / PIEDRAHITA - AGOSTO - FÉRIA GANADERA

1994 FRANÇA - RENNES - SETEMBRO - JORNADAS EQUESTRES

1995

Foi neste ano que começou a digressão do Centro Equestre pelo Estrangeiro, já com caracter de assiduidade, tendo-se apresentado nos principais certames internacionais da Europa:

SUIÇA - BERNE - BEA FEIRA INT. DA AGRICULTURA

ALEMANHA - STÜTTGARD - OUTUBRO - JUMPING INTERNCIONAL

AUSTRIA - VIENA - NOVEMBRO - JUMPING INTERNACIONAL

1996

FRANÇA - AVIGNON - JANEIRO - FESTIVAL INTERNACIONAL  

1999

FRANÇA - Junho, 11 e 12 – FONTAINEBLEAU - INSEAD

ESPANHA - Setembro 17, 18 e 19 - OVIEDO

BELGICA - Outubro 2 e 3, Bruxelas – Bélgica SOIRÉE DE GALA «ICEP» HOMENAGEM MESTRE NUNO OLIVEIRA

2001

De Julho a Novembro de 2001 esteve envolvida num Programa arrojado e de grande projecção a nível mundial.

Trata-se da Organização do 1º Espectáculo do «Horse Shoe Point» - um Centro Hípico na Tailândia - que conta na sua existência com mais de 100 cavalos dos quais 25 são de Raça Lusitana. Foi com 12 destes belos exemplares que em Agosto de 2001 abriram oficialmente a Escola de Equitação deste Complexo Turístico com a presença de várias individualidades a nível oficial e o então Embaixador de Portugal Dr. José Tadeu Soares.

1996 a 2002

Foi uma das principais responsáveis pela equipa portuguesa que integrou os espectáculos da Tournée da “ Royal Horse Gala ” que durante estes anos de exibição contou com centenas de shows realizados em 62 cidades de 10 Países diferentes, tendo representado condignamente o País e principalmente a Promoção e Divulgação do Cavalo Lusitano.

(mapa da Royal Horse Gala de 1996 a 2002)

Actualmente, e desde Novembro de 2002, faz parte da nova organização “Apassionata”

2002 a 2003

2003 a 2004

2005 a 2006

E com a “Apassionata – European Tour” Tournée de 2004/2005 realizou mais de 30 Espectáculos em 11 cidades de 8 Países diferentes: Alemanha, Grã Bretanha, Dinamarca, Suíça, Finlândia, Escócia e Irlanda.

Tourneeplan Hommage 2006-2007

Tourneeplan 2005-2006

Tourneeplan 2006-2007

Terminada esta Tournée encontra-se a preparar as próximas montadas para a nova série de Espectáculos que o Centro vai apresentar em França nos meses de Julho, Agosto e Outubro, sendo a Gala de Paris em 7, 8 e 9 de Outubro uma das mais importantes, tratando-se de uma grande Gala de beneficência a favor das crianças da Fundação “Jérôme Lejeune”.

E, ainda a preparação dos Cavalos para a próxima Tournée da Apassionata III que terá inicio em Novembro de 2005, com um vasto plano de cidades de vários Países da Europa, com datas já confirmadas.

Em paralelo com estas actividades a Filipa é o grande “braço direito” do pai em alguns assuntos de gestão do Centro Equestre devido ao seu grande sentido de responsabilidade e orientação tendo ainda a família - que não descura sob algum pretexto, pecando por vezes por excesso de zelo - e, os seus dois tesouros o Luís Filipe e o João Filipe !